
Bianca Bazzo
Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de São Paulo - USP/ECA. Pós-Doutorado em Educação - Universida Antonio Nariño - Bogotá/CO. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2013). Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). Tem como campo de pesquisa e criação artística as manifestações populares brasileiras e seus contextos socioculturais e ambientais, revisitando esses campos como poéticas em suas criações cênicas. Desenvolveu Iniciação Científica, financiada pela CNPq na área de Dança-Educação, questionando o fazer artístico, a obra artística e o Artista da Dança nos espaços escolares, antes de vislumbrarmos a presença do professor de Artes. No mestrado, seu projeto, financiado pela Capes-Reuni, adentrou no universo cultural, simbólico e ancestral das benzedeiras e benzedores do estado do Rio Grande do Norte. Foi professora substituta da Universidade Federal de Viçosa- UFV (2009-2010), no curso de Graduação em Dança da referida Universidade. Atualmente faz parte do corpo docente do curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Sergipe.
Tese de Doutorado
🔗 O Bando-Cangaço do Aldeia Mangue: percursos criativos em Dança na Caatinga sergipana
Tese de doutorado defendida em 2022 pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da USP – Universidade de São Paulo.
Dissertação de Mestrado
🔗 Crenças e quebranças de um corpo que dança: poéticas do benzimento na criação cênica
Dissertação de mestrado defendida em 2013 pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Bolsista REUNI
Publicações
🔗 Ô menina me diga quem foi sua Mestra: do canto à poética de uma formação na capoeira, na dança e na vida
Capítulo publicado no livro – “Gingas, Mandingas e Chamamentos no Jogo da Construção Poética” – org. Lara Rodrigues Machado e Robson Carlos Haderchpek.
Capítulo publicado no livro - “Perspectivas educacionais e saberes de(s)coloniais” – org. José Maria Nogueira Neto. Coleção: Insurgências Decoloniais, Psicologia e os Povos Tradicionais.
🔗 Benza Quebranto: “O Jogo da Construção Poética” e o saber popular do benzimento
Artigos publicado na Revista Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas.